Manter uma equipe motivada é fundamental para bater metas em qualquer empresa, mas, para isso é preciso realizar campanhas de incentivo com foco em resultados. Quer saber como desenvolver uma estratégia para engajar os colaboradores e reconhecê-los com medalhas personalizadas e outras premiações? Continue lendo nosso conteúdo e saiba mais.
Objetivos
Pode parecer óbvio, mas o primeiro item a ser definido antes de traçar uma campanha de incentivo de venda, é definir quais são seus objetivos: você deseja aumentar o número de itens vendidos por compra? valor do preço médio de itens vendidos? Valor total da compra?
Uma resposta clara sobre onde a empresa quer chegar com a campanha de vendas é importante para que a ação seja efetiva para a empresa e também para os colaboradores.
Planejamento geral
Um estudo de produtos deve listar quais os itens participantes da ação promocional (com base nos tipos de produtos que serão incentivados e nos objetivos estabelecidos).
Além disso, é preciso definir quais serão os métodos de divulgação da ação promocional para o consumidor final (redes sociais, peças publicitárias, etc).
Regras para participação, seja para profissionais quanto para clientes, devem ser claras e bem definidas para que não aconteçam confusões.
Escolha de vencedores
A escolha dos vencedores pode ser feita de diferentes formas e de acordo com cada tipo de negócio. Confira algumas opções que separamos:
Prêmio para vendedor sobre total faturado
Neste formato, o vendedor que somar maior valor em vendas será recompensado. Neste sentido, a empresa poderá variar a quantidade de ganhadores e prêmios. A utilização de troféus personalizados, de acordo com cada colocação, é um item complementar para a premiação.
Prêmio para os melhores vendedores, caso a empresa atinja a meta geral
Neste caso, a premiação é condicionada ao alcance de uma meta geral da loja, neste caso, é preciso que a equipe trabalhe junta e os melhores terão destaque com prêmios adicionais. A utilização de medalhas personalizadas de metal para premiar todos vendedores, é uma excelente forma de reconhecer o foco da equipe de vendas.
Sorteio de acordo com número de vendas
Neste formato, um valor é estipulado previamente e a cada venda neste mesmo valor o vendedor recebe um ticket para participar de um sorteio na ação de vendas. É uma excelente estratégia para que os vendedores não fiquem desmotivados quando outros competidores passam na frente – o que pode acontecer em outras campanhas.
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